Corregedoria da Justiça paranaense propõe a criação do que chamou de Agendas dos Serviços do Foro Extrajudicial.

O Desembargador MÁRIO HELTON JORGE, Corregedor da Justiça paranaense, determinou seja dada ciência a todos os notários e registradores do Estado para que, querendo, opinem sobre a "Agenda dos Serviços do Foro Extrajudicial".

Confira a manifestação do Corregedor:

1. As atribuições dos notários e dos registradores, que é fiscalizada pelo Poder Judiciário paranaense, por meio de suas Corregedorias locais e pela Corregedoria da Justiça, estão previstas em atos normativos diversos e esparsos. Essa foi a razão para a elaboração de uma Agenda dos Serviços do Foro Extrajudicial, não exaustiva e sintética, organizada por atribuições periódicas (v.g.: diário, mensal, semestral) e por especialidade (serviço), assim discriminadas:

(i) Agenda do Juiz Corregedor do Foro Extrajudicial (DOC.01 ­ evento 2009130);

(ii) Agenda do Registro Civil das Pessoas Naturais (DOC. 02 ­ evento 2009146);

(iii) Agenda do Registro Civil das Pessoas Jurídicas (DOC. 03 ­ evento 2009167);

(iv) Agenda do Registro de Títulos e Documentos (DOC. 04 ­ evento 2009176);

(v) Agenda do Registro de Imóveis (DOC. 05 ­ evento 2009187);

(vi) Agenda do Tabelionato de Notas (DOC. 06 ­ evento 2009258);

(vii) Agenda do Tabelionato de Protesto de Títulos (DOC. 07 ­ evento 2009260); e

(viii) Agenda do Distribuidor Extrajudicial (DOC. 08 ­ evento 2009415).

2. Por outro lado, a amplitude das matérias do foro extrajudicial, dos deveres e das atribuições correlatas às especialidades (Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Registro de Títulos e Documentos, Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto de Títulos e Distribuidor Extrajudicial), e o não esgotamento de todas as questões, mostra-­se oportuno que se abra consulta aos aplicadores das normas e aos fiscalizadores dos atos, para que possam dar as suas contribuição, querendo.

2.1. Deve-­se observar que se evitou, tanto quanto possível, elencar rotinas específicas à prática dos atos notariais e registrais.

3. Para tanto, oficie-­se aos Juízes Corregedores do Foro Extrajudicial do Estado do Paraná e aos Agentes Delegados (titulares e/ou interinos designados), com cópia das Agendas anexas ao presente (DOCS. 1 a 8), para que se manifestem. Prazo: 10 dias.

4. Eventuais propostas poderão ser encaminhadas, pelos Juízes Corregedores do Foro Extrajudicial e pelos Agentes Delegados (titulares ou interinos designados), via mensageiro, no mesmo endereço eletrônico em que encaminhada a minuta.

5. Expeça-­se ofício circular, dando ciência da proposta a todos os magistrados e agentes delegados do Estado do Paraná.

6. Dê-­se ciência aos Juízes Auxiliares da Corregedoria ­Geral de Justiça, aos Assessores Correicionais e aos Assessores da Corregedoria da Justiça.

7. Cópia do presente servirá como ofício.

Curitiba, 08 de junho de 2017.

Des. MÁRIO HELTON JORGE

Corregedor da Justiça

Atenciosamente,

Editores


Versão para impressão
Voltar para a página de Mensagens dos Editores