Gestão de recursos, fiscalização e troca de experiências pautam segunda parte de encontro de interinos em serventias vagas – (TJ-RS).

03/11/2025

Auditor Sandro Borba falou sobre a atuação e a estrutura do Tribunal de Contas do Estado

Créditos: Gabriela Sardi - DICOM/TJRS

A segunda parte do 1º Encontro de Interinos em Serventias Extrajudiciais Vagas, realizada na tarde desta quinta-feira (31/10), no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, foi marcada pela apresentação do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sandro Correia Borba. Ex-Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ele falou sobre a importância da gestão de recursos públicos e explicou o funcionamento e a estrutura do órgão fiscalizador.

O evento, promovido pela Assessoria Especial Administrativa (ASSESP) do TJRS, aconteceu no auditório Desembargador Osvaldo Stefanello e foi conduzido pelo Juiz-Assessor da Presidência Luiz Felipe Severo Desessards, responsável pela fiscalização contábil das serventias extrajudiciais vagas.

Gestão, fiscalização e transparência

Durante sua fala, Borba destacou que o Poder Judiciário tem investido na área de gestão e fiscalização, inclusive com a criação de uma assessoria especial dedicada ao tema. Ele ressaltou a importância do uso responsável dos recursos públicos e do cumprimento das obrigações previstas na Constituição Federal.

O Auditor também apresentou um panorama da atuação do TCE, que conta com um corpo técnico multidisciplinar formado por 494 auditores e 170 técnicos. Explicou os principais tipos de auditoria realizados — como auditoria de regularidade, operacional e financeira — e os processos de contas analisados pelo órgão.

Um dos pontos enfatizados foi a transparência. “Um dos aspectos avaliados no controle externo é o princípio da publicidade. O TCE verifica anualmente os portais, incentiva melhorias e fomenta que as informações estejam acessíveis ao cidadão”, afirmou Borba.

A imagem mostra um auditório com diversas pessoas sentadas, voltadas para um palco onde ocorre um painel de discussão. No palco, há seis pessoas acomodadas em poltronas, distribuídas em semicírculo, e uma delas está em pé, falando ao microfone. Ao centro, um telão exibe o texto: “1º Encontro de Interinos em Serventias Extrajudiciais Vagas”, seguido de informações complementares em fonte menor. Atrás do palco, há três bandeiras posicionadas lado a lado, e o fundo é composto por painéis de madeira vertical, conferindo um aspecto moderno e institucional ao ambiente. A iluminação é clara e uniforme, destacando o espaço do evento.

Evento também com a participação de interinos...

Créditos: Gabriela Sardi - DICOM/TJRS

Ele também reconheceu o papel dos interinos na administração das serventias extrajudiciais, destacando sua contribuição para a entrega de serviços à sociedade. “A atuação de vocês é fundamental para que o Poder Judiciário continue prestando serviços com qualidade à população. A gestão dos recursos próprios — que inclui aqueles sob responsabilidade dos interinos — tem sido feita com responsabilidade e eficiência. Isso permite que, mesmo em um cenário de recuperação fiscal, possamos abrir espaço para avanços importantes", afirmou. "Praticamente todo o custeio do Judiciário é feito com recursos próprios, e o uso adequado desses valores, somado ao orçamento do duodécimo, tem possibilitado conquistas significativas, como vimos nesta semana com a confirmação de três projetos estratégicos para o Judiciário gaúcho”, acrescentou Borba.

Também participaram do evento na parte da tarde os interinos e interinas: Juliana Follmer, Francis Perondi Folle Perobelli, Silvana Schneider, Mário Augusto Ferrari Filho, Carlos Fernando Reis, Suzana Valle Salgado e Edson Bertoglio Rodrigues.

A imagem mostra um ambiente de auditório com um painel de discussão em andamento. No centro do palco, uma pessoa está em pé, segurando um microfone, aparentemente fazendo uma apresentação. Atrás dela, há um telão exibindo um slide com texto parcialmente legível, que menciona “unidade dos serviços notariais e registrais”. À esquerda do palco, três pessoas estão sentadas em poltronas, e à direita, outras duas pessoas também ocupam poltronas, formando um semicírculo. No fundo, há três bandeiras posicionadas lado a lado, e a parede é revestida com painéis de madeira vertical, conferindo um aspecto moderno e institucional. O piso do palco é de madeira clara, com um tapete decorativo ao centro, e a iluminação é direcionada para destacar os participantes e o telão.

... que relataram experiências e desafios na área

Créditos: Gabriela Sardi - DICOM/TJRS

Serventias extrajudiciais e interinidade

As serventias extrajudiciais, também conhecidas como cartórios, prestam serviços de registro e tabelionato, garantindo publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos. A titularidade é concedida a profissionais aprovados em concurso público, e os serviços são fiscalizados pelo Poder Judiciário.

Já os interinos são pessoas designadas para responder temporariamente por uma serventia vaga, até que um titular concursado seja nomeado.

Confira como foi a primeira parte do evento, pela manhã

Texto: Janine Souza
Diretora do Departamento de Imprensa: Rafaela Souza – dicom-dimp@tjrs.jus.br,
Diretora do Departamento de Relações Públicas: Analice Bolzan – dicom-drp@tjrs.jus.br,
Diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital: Fabio Berti – dicom-dmic@tjrs.jus.br,
Diretora de Comunicação Social: Adriana Arend – dicom@tjrs.jus.br

Fonte: https://www.tjrs.jus.br/


Versão para impressão
Enviar por e-mail
Voltar para a página de Notícias